MUSICAL UM GRANDE ENCONTRO ESTREIA HOJE EM SP

São 20 atores, músicos e cantores que formam um bloco carnavalesco numa história de amor, sonhos e desafios 


Um Grande Encontro - Foto: Divulgação


Por Marly Almeida


Hoje (21.06) é dia de estreia de teatro musical. Um Grande Encontro - O Musical chega aos palcos do Marte Hall, em São Paulo, ás 21h, trazendo uma narrativa inédita para apresentar uma história ficcional inspirada por canções atemporais e sucessos da MPB. O espetáculo foi idealizado pelo trio de produtores criativos Rose Dalney, Marcio Sam e Túlio Rivadávia – responsáveis por O Musical Mamonas e Em Busca do Balão Mágico –, o espetáculo.


No palco, três músicos e dezessete atores, formam um bloco carnavalesco que, tal qual um coro no teatro grego, conta a história de amor, sonhos e desafios do músico Tom e de Diana, ameaçados pelas mentiras e armadilhas criadas por Tião, obcecado pela moça. Tudo isso embalado pelas canções do icônico repertório da trilogia de álbuns O Grande Encontro, que reuniu Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. O Grande Encontro foi um bem-sucedido projeto colaborativo, cujo primeiro volume foi lançado em 1996, com Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho. O repertório trazia, entre outras, Coração Bobo, Sabiá, Talismã e O Ciúme. O volume 2 saiu em 1997.

 

Sob a direção de Jarbas Homem de Mello e Túlio Rivadávia, o musical Um Grande Encontro mergulha nas raízes culturais do repertório das canções e busca no carnaval, do maracatu e da cultura nordestina, os elementos estéticos para ambientar a narrativa. Desde o início, Jarbas Homem de Mello conta que considerou essencial captar a essência das ruas de Boa Viagem, Olinda e do Rio de Janeiro, lugares onde a narrativa se desdobraria, principalmente pelo sotaque característico da região.


Assim, a decisão de priorizar atores nordestinos foi fundamental, resultando em um elenco composto em sua maioria por talentos vindos de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, que trazem consigo não apenas a sonoridade única, mas também a autenticidade cultural tão intrínseca à região. Inspirado nos ritmos e tradições carnavalescas, o musical adota uma abordagem de ensemble, onde todos os membros do elenco têm participação ativa, evocando os coros do teatro grego. Os narradores, representados por três fofoqueiros, acrescentam profundidade à trama, conectando-a ao folclore do Nordeste.


“Ao mergulhar na jornada do herói em busca de seus sonhos após uma decepção amorosa, o musical oferece uma narrativa familiar, porém revitalizada por uma nova estética e abordagem”, explica Jarbas.

 

Artistas de Um Grande Encontro - Foto:Divulgação

 

Sobre a cenografia 


Inspiração nas cores das festas populares. O desafio de Carmem Guerra foi criar um cenário que pudesse abranger os vários ambientes da narrativa, sem perder a autenticidade de cada ambiente. Para isso, ela mergulhou em pesquisas sobre as festas populares do Nordeste, especialmente em Pernambuco, buscando inspiração nas cores, texturas e elementos icônicos do Galo da Madrugada e do Carnaval de Olinda. O céu de fitas de cetim, uma homenagem aos figurinos festivos, paira sobre o palco, enchendo o ambiente com uma sensação de celebração e movimento. As ladeiras de Olinda são representadas por uma rampa sinuosa, adornada com janelas que ecoam a arquitetura histórica da cidade. O resultado é um mosaico de imagens e cores que pretende transportar o público para os vibrantes cenários de Recife, Olinda e Rio de Janeiro, onde cada detalhe contribui para a atmosfera única do espetáculo.

 

Sobre o figurino


Fusão entre o realismo e o fantástico. Explorando uma fusão entre o realismo e o fantástico, Bruno Oliveira realizou uma meticulosa pesquisa de materiais e texturas para dar vida aos personagens. Cada peça é elaborada mesclando referências artesanais com uma rica paleta de cores e padrões inspirada nos tons do casario de Olinda, que ecoam tanto o imaginário folclórico quanto elementos da época em que se passa a narrativa. “Repletos de elementos naturais como cabaças, cordas e fitas características de festas nordestinas, além de vestir, os trajes evocam uma sensação de lugar, colaborando para que o público identifique onde ase cenas se passam” , detalha Bruno Oliveira. 

 

Sobre o visagismo 


Brilho e cores do Carnaval. “O visagismo do espetáculo aposta no lúdico. A ideia é que os personagens transmitam o brilho e as cores do Carnaval de Olinda e do Rio de Janeiro”, conta o criativo Dicko Lorenzo.

 

Sobre o texto 


Narrativa em tom novelesco para uma história original. Evitando o caminho dos musicais biográficos, Túlio Rivadávia optou por uma narrativa novelesca, uma história original que fosse costurada por todos aqueles sucessos, buscando inspiração nos elementos das canções para desenvolver personagens e ganchos dramatúrgicos. Pesquisou também fatos e locais que permeavam a vida dos artistas de O Grande Encontro, como Olinda, a praia de Copacabana e o Teatro Thereza Raquel no Rio de Janeiro, onde iniciaram suas carreiras, adicionando nuances de realismo a uma trama fictícia, porém enraizada na cultura brasileira. “Temos homenagens a eles em um dos núcleos do espetáculo, trazendo traços da personalidade de cada um, mas tudo é uma grande ficção sem compromisso com fatos reais. Nosso personagem principal vive a jornada do herói, emigrando de Olinda para o Rio de Janeiro em busca do sonho de viver de música. É uma história de amor e provações costurada por  grandes sucessos da música popular brasileira”, informa Túlio.


 

Sinopse

Ambientada no início dos anos 70, Um Grande Encontro celebra o amor, fruto dos encontros, por meio da trajetória do romance que entrelaça a vida de Tom Silva, jovem músico sonhador, e Diana Abrantes, a Margarida, uma mulher de espírito livre mas que precisa enfrentar as barreiras criadas pela obsessão de Tião Cavalcanti. Tom cresceu pelas ladeiras de Olinda; filho de músico, herdou o talento do recém-falecido pai. Para amenizar a tristeza de sua perda, Tom é levado por seu melhor amigo, Lito, para a badalada praia de Boa Viagem, onde acontece o primeiro e inusitado encontro com Diana, também conhecida como Margarida. É paixão à primeira vista.

 

Tudo seguia bem para um próximo encontro, até a interferência de Tião, Sebastião Cavalcanti, filho de políticos influentes, que manda e desmanda nas areias de Boa Viagem e é obcecado por Margarida. Junto de seus capangas, tentam enganar Tom, fingindo-se de noivo de Diana. Frustrado, Tom decide partir para o Rio de Janeiro e ir em busca de realizar seu desejo: o de tocar no concurso da rádio transmitido para todo o país direto do Teatro Thereza Raquel. Diana, a Margarida, não se conforma com o sumiço de Tom e tenta reencontrá-lo. Tião entra em cena novamente e fará de tudo para impedir um novo encontro entre os dois. Entre amores, sonhos, conflitos e amizades, costuradas por músicas inesquecíveis da MPB, a busca de um encontro irá acontecer.


UM GRANDE ENCONTRO – O MUSICAL

Marte Hall São Paulo

R. Domingos de Morais, 348 - Vila Mariana

 

Estreia - 21 de junho, sexta-feira, 21h

Temporada: até 1º de setembro.

Sexta, às 21h00. Sábado e Domingo, 15h30 e 19h.


Ficha técnica

Texto: Túlio Rivadávia.

Direção Artística: Jarbas Homem de Mello e Túlio Rivadávia.

Direção Musical: Daniel Rocha.

Idealização: Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam

Coreografia: Sabrina Mirabelli.

Cenografia: Carmen Guerra.

Figurinos Bruno Oliveira.

Iluminação: Wagner Freire.

Visagismo: Dicko Lorenzo.

Designer de Som: Tocko Michelazzo.

 

Elenco/Personagem

Victor Medeiros - Tom

Marina Braga - Diana

Osmar Silveira - Tião

Márcio Sam - Lito

Maria Clara Aquino - Mara

Larissa Carneiro - Dona Anunciação

Gabriel Vicente - Apresentador / Líder da Caravana

Nestor Fonseca - Cicinho

Paulinho Ramos - Nico

Rodrigo Sestrem - Matias

Mikael Marmorato - Valencia

Clayson Charles - Fofoqueiro

Roma Oliveira - Zé Raimundo

Vinícius Loyola - Geraldinho

Júlia Perré - Elma

Walerie Gondim - Fofoqueira

Sémada Rodrigues - Fofoqueira

 

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